1.10.12

Estética do grotesco: Christoff


Maria Elvira Curty Romero Christoff
As imagens da estética do grotesco na arte de Konstantin Christoff
Doutorado
Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008-9
21514

Resumo. Elegemos como corpus de investigação os "Auto-retratos" do artista plástico Konstantin Christoff. Esta tese opera um recorte que contempla o estudo das imagens da estética do grotesco nessa série pictórica. Nos Auto-retratos do artista encontramos: o cômico em situações trágicas; figuras repugnantes; deformadas; bizarras ou rejeitadas; a caricatura e a ironia como forma de expressão; mostrando-nos uma faceta da estética do grotesco. Refletiremos sobre os aspectos relacionados às categorias significativas da estética do grotesco comparadas à produção pictórica de Konstantin; baseando-nos nas teorias de Kayser e Baktin. Percebemos a importância de estudos que abordem a relação entre arte e a estética do grotesco; bem como a necessidade de trabalhos contextualizados com a perspectiva da arte na contemporaneidade; por isso; analisaremos também as primeiras produções artísticas de Konstantin; fotografias e esculturas que influenciaram nesta sua pintura.

Detalhe da obra

"Analisar o trabalho deste artista que praticamente completou meio século de atividade artística, procurando as relações entre sua produção fotográfica e sua arte pictórica, foi desafiador. A princípio, pela organização de seus documentos: fotos, papéis, reportagens, críticas, relatos de vida escritos, percebemos que seu trabalho possuía uma estreita relação com a estética do grotesco, característica que, embora, tenha sido apontada algumas vezes pela crítica, nunca havia sido desenvolvida na esfera acadêmica" – resume a autora.


Pathologis​ch-anatomi​sches Bundesmuse​um, Viena

A autora do trabalho científico focou sua análise no conjunto dos auto-retratos, por entender que se trata da parte mais significativa da obra de Konstantin, que levou 24 anos para pintar essa série de 74 telas, de tamanhos variados, que retratam não apenas a si próprio, mas todo seu entorno cultural e social e seu imaginário.

Maria Elvira revela haver descoberto muitos valores estéticos na obra do autor, pela representação do seu corpo, em que se percebem as mais diversas expressões faciais e corporais, baseadas essencialmente no grotesco: a deformidade, a caricatura, a desproporção física, o exagero de expressões, a negação, a degradação e as necessidades naturais/fisiológicas, dentre outras. Com certeza, um trabalho que contribuirá para novas reflexões no campo do estudo estético, artístico e cultural.

Cliford Gertz esclarece que "a cultura consiste em estruturas de significados socialmente establecidos", podendo ser entendidos como um sistema de símbolos (Interpretação das culturas, Rio de Janeiro: LTC, 1989: 237).

A arte de Konstantin Christoff. Na pesquisa comparativa sobre a realacão entre a fotografía e a pintura de Konstantin Christoff, encontrou-se o grotesco como fator marcantena obra do artista, permitindo o desvelamento de sua estética e a compreensão de algumas de suas características).

As esculturas de Konstantin Christoff: traços da plasticidade do grotesco, Cultura Visual, 14, dezembro 2010, Salvador: EDUFBA, p. 53-64.

Este trabalho pretende discutir os pressupostos da estética do grotesco, tendências e práticas artísticas na contemporaneidade, reconhecendo-as em uma produção pictórica de Konstantin Christoff (1923-2011), artista plástico, búlgaro, naturalizado e residente na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Nesta análise comparativa abordaremos as esculturas realizadas em 1946 a 2002 que demonstram aspectos que podem ser relacionados com as categorias da estética do grotesco comparando-as com algumas pinturas da série dos Auto-retratos. A arte do grotesco pode oferecer ao artista possibilidades de trabalhar expressões que, embora possam ser consideradas um contrassenso, também podem oferecer uma estética que movimenta e desestabilizaquanto surpreende. Dessa forma, vimos que tanto a escultura quanto a pintura de Konstantin enfatizam a estética do grotesco nas mais diversas propostas (Cultura Visual, 14, dez/2010).

This work discusses the assumptions relating to the aesthetics of the grotesque, contemporary trends and artistic experiences, recognizing them in Konstantin Christoff pictorial output. In this comparative analysis the author considers the sculptures he created between 1946 and 2002, which present various aspects that can be compared to the grotesque as an aesthetic category. Grotesque art offers the artist the possibility of working with the paradoxical and creating artwok that is moving, unsettling, and surprising. (English translation by Mariano Akerman).


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